terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ministério Público discute Transporte em Teresina

Em meio às discussões atuais sobre o aumento do preço da passagem, como também implantação do bilhete eletrônico, o Ministério Público do Piauí um Seminário para discutir a planilha apresentada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Público de Teresina – SETUT e da Superintendência de Transportes – STRANS.

O Seminário, organizado pelo Ministério Público, ocorreu no dia 21 de julho, a partir de uma provocação do Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público. O evento discutiu o sistema de transporte público em Teresina e municípios adjacentes. A economista do SINDSERM, Verônica Paraguassú, foi indicada pelo nosso sindicato para a mesa de debate e forneceu importantes informações a respeito da planilha adotada para majorar os preços das passagens.

O Presidente da Câmara de Vereadores, o professor Antonio Façanha, o representante do Ministério das Cidades, o promotor Fernando Santos e um representante do SETUT compuseram a mesa e cada um se posicionou a respeito do reajuste proposto.

Entidades do movimento sindical, estudantil e popular, que compõem o Fórum junto com o SINDSERM se manifestaram no debate. O SINDSERM, a ANEL (Assembléia Nacional dos Estudantes Livre) e a CSP CONLUTAS defenderam que não houvesse reajuste, o Passe Livre para estudantes e desempregados e a criação de uma Empresa Municipal de Transportes Coletivos, para garantir o direito constitucional de ir e vir. A exploração realizada pelas empresas do SETUT ameaça este direito e uma empresa pública, sem fins lucrativos, permitiria uma passagem mais acessível. 

A economista do SINDSERM analisou a planilha de custos apresentada pela STRANS e SETUT na tentativa de justificar o aumento da tarifa de ônibus. Verônica afirmou que o documento não informa como foi obtida a base de cálculo nem a metodologia utilizada. Assegurou tratar-se de uma planilha defasada, argumento este também defendido pelo Promotor Fernando Santos. Ela revelou também que o aumento da remuneração dos diretores do SETUT cresceu quase 86% em relação ao ano passado, enquanto que cobradores e motoristas receberam apenas 8,3% de reajuste no mesmo período. Um total desrespeito para com trabalhadores.

 O Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público já realizou três grandes manifestações e vem conseguindo evitar o reajuste das passagens, que foi anunciado que ocorreria através de decreto do Prefeito Elmano Férrer (PTB), no dia 1º de Julho próximo passado.
O Fórum reúne-se às segundas-feiras, a partir das 18:00 h, na sede do SINDSERM

Nenhum comentário:

Postar um comentário