quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Após massacre do dia 10, movimento conquista a liberação dos presos políticos

As manifestações contra o aumento da passagem em Teresina chegam ao nono dia com uma conquista para movimento. Os manifestantes puderam comemorar a liberação dos dez presos políticos com direito a chuva, que lavou a alma, mas não as marcas no rosto dos resistentes. Cerca de 3 mil pessoas saíram em passeata nas principais vias da cidade, reverberando sua indignação contra o a criminalização dos movimentos sociais e dos protestos e pela anistia dos 41 presos políticos durante os atos.

O ato cultural usou de forma lúdica e artística para expressar a indignação. De forma irreverente, ativistas promoveram uma intervenção teatral, para demonstrar repúdio ao aparelho repressor do Estado, que acusou de formação de quadrilha os presos políticos. Satirizando este absurdo, os manifestantes formaram uma quadrilha junina, demonstrando solidariedade e assumindo coletivamente este crime.
Todos e todas, vestidos a caráter, pintura no rosto e muita criatividade, conseguiram enfeitar e colorir a Av. Frei Serafim, apesar de cercados pelo cinza das fardas da inescrupulosa Polícia Militar, que assistia atenta a tudo. No entanto, as manifestações ocorreram em paz e nada tirou o brilho da conquista. As atividades foram encerradas com música na Praça da Liberdade.
O fôlego durante todo ato parecia ser ainda o do dia 2 de janeiro, quando se iniciaram os protestos, demonstrando que o movimento permanece firme na luta contra o aumento da tarifa, por uma integração que supra as necessidades da população. Enquanto isso, o Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público insiste no diálogo com a Prefeitura de Teresina sem receber retorno.
As atividades continuam, o Fórum convida toda população para aula Pública nesta sexta (13) às 9h na Praça do Fripisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário