segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

MANIFESTO DO FÓRUM ESTADUAL EM DEFESA DO TRANSPORTE PÚBLICO NO PIAUÍ EM SOLIDARIEDADE ÀS FAMÍLIAS DO PINHEIRINHO


Malditas sejam todas as cercas!
Malditas todas as propriedades privadas que
nos privam de viver e de amar!
Malditas sejam todas as leis, amanhadas por
umas poucas mãos, para ampararem cercas e
bois e fazerem da terra escrava e escravos os homens.
(Pedro Casaldáliga)



Moradia é um direito!

As entidades que compõem o Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público no Piauí manifestam o total repúdio à ação policial do governo Geraldo Alckmin (PSDB) em operação ilegal de despejo contra os moradores da comunidade Pinheirinho, que moram na área há mais de 8 anos, realizada neste domingo (22), em São José dos Campos, resultando em mortes, centenas de feridos e prisões.
A Polícia Militar do Governo de São Paulo fez ilegalmente o despejo da ocupação Pinheirinho, amparada por ordens da Justiça Estadual, mesmo com decisão contrária da Justiça Federal. E ainda, contra o acordo assinado pela própria Selecta, dona do terreno, que propôs a suspensão da reintegração de posse por 15 dias. De um lado, cerca de três mil famílias que lutam, há oito anos, pelo direito à moradia. De outro, a prefeitura de São José dos Campos, o Governo e Justiça Estaduais que usam de toda a violência para que o terreno – pertencente à massa falida do agiota internacional Naji Nahas – seja desocupado, com o objetivo de valorizar áreas próximas para grandes empreendimentos imobiliários, atendendo às empreiteiras e a política de especulação dos espaços urbanos.
A desocupação do Pinheirinho se trata de mais uma ação de criminalização contra famílias de trabalhadores/as pobres e desempregados/as, para que estas sejam cada vez deslocadas do centro da cidade e para bem longe dos bairros de alta classe de São José dos Campos, um dos municípios com maior número de empreendimentos imobiliários privados.
O Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público no Piauí, ao mesmo tempo em que denuncia o processo de criminalização dos movimentos sociais, daqueles que lutam pelo direito de ir e vir, nas mobilizações contra o aumento das passagens, luta também pelo direito à cidade, pelo direito a moradia e dignidade.  Nesse sentido, repudiamos toda a truculência e ilegalidade do despejo e das ações de repressão dos governos em Teresina, Recife, Vitória, e Pinheirinho. E conclama entidades dos movimentos estudantil, popular e sindical, intelectuais e artistas no Piauí a manifestar apoio e solidariedade às famílias do Pinheirinho.
Nesta segunda-feira, às 14h, na Praça do Fripisa, no centro de Teresina, além de continuarmos empunhando a bandeira contra o aumento da passagem de ônibus, manifestaremos nosso apoio à luta das famílias do Pinheirinho.
Revogação do aumento já! Integração sem segunda passagem, já! Passe livre! Municipalização do transporte público! Todo apoio ao Pinheirinho! Punição aos que ordenaram e realizaram o massacre do Pinheirinho!

Teresina, 22 de janeiro de 2012.

Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público

Central Sindical e Popular – CSP Conlutas/PI; Intersindical/PI; Coletivo Barricadas Abrem Caminhos; Assembléia Nacional de Estudantes Livre – Anel/PI; Ação Popular Socialista –APS; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina - Sindserm; Rede Estadual de Assessorias Jurídicas Universitárias /populares do Piauí (REAJUPI); PSTU-PI; PSOL-PI, PCB-PI; Sindicato dos Trabalhadores dos Correios – Sintect-PI; Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí – ADCESP; Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário no Piauí – Sintrajufe-PI; Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social – Enecos/PI; Sindicato dos Docentes do Instituto Federal do Piauí  (Sindifpi); FENED; Movimento DCE livre Uespi; Grêmio Livre IFPI; SINTECT;  CA de Comunicação da Uespi – COMUNS.

Um comentário:

  1. Companheirada, fizemos uma nota de solidariedade as mobilizações que voces e outros estados vem fazendo e gostariamos que esta chegassem até vocês e se assim desejarem, possam postar no site.
    Forte abraço e nossas saudações à resistencia de vocês.
    Nota nos blogs: tendenciaestudantilrp.blogspot.com e http://resistenciapopular-al.blogspot.com/

    ResponderExcluir