quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Presos Políticos serão liberados esta tarde (12)

Após forte mobilização, os dez presos políticos da manifestação contra aumento em Teresina do dia 10 de janeiro serão liberados esta tarde. Quatro dos processos dos presos políticos foram distribuídos à  7° Vara Criminal na Comarca de Teresina e dois foram soltos sem pagamento de fiança, outros  oito serão liberados, mediante pagamento de 2.073 reais cada um, com três processos na 8ª e outros três na 9° Vara. O Massacre promovido pela Policia Militar na ultima terça, gerou 16 presos políticos. Oito desses presos eram assistidos pela Assessoria Jurídica do Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público,.
 A Comissão  Jurídica que acompanha os processos desde o dia 10 de janeiro, informa que as duas pessoas que foram liberadas hoje, foi através de liberdade provisória sem fiança, de acordo dos dados do Sistema Themis do Tribunal de Justiça do Piauí. A fiança arbitrada foi financiada com empréstimo de entidades que compõem o Fórum.
A liberdade dos presos políticos foi pauta central nas manifestações de dia desta quarta (11). Os ativistas se colocavam contra a criminalização dos movimentos sociais e dos protestos contra.
Para o Fórum, é crucial que neste momento intensifique-se a campanha de arrecadação de verbas. Mais do que nunca o movimento conta com a solidariedade de todos. Durante os atos de hoje (12) haverá campanha de arrecadação de verbas nas ruas de Teresina. O pagamento se deu através de empréstimo de entidades dos movimentos sociais e precisamos ressarci-los.
A prisão de manifestantes iniciou-se nos atos do dia cinco de janeiro, chegando a um total de 41 presos políticos.
Breve passaremos informações sobre local e horário para entrevistas com os presos políticos assistidos pela Assessoria Jurídica do Forum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário