Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público exige que prefeitura obedeça determinação judicial que garante a REDUÇÃO da passagem de ônibus em Teresina para R$1,75
Por ação do Ministério Público Estadual (MPE) a justiça determinou que a passagem de ônibus fosse reduzida para R$1,75. Mesmo com a decisão judicial, a Prefeitura de Teresina - Elmano Férrer (PTB) - se posiciona a favor dos empresários do SETUT e recorrem da ação judicial, para garantir o aumento. Independente das questões judiciais, precisamos continuar a fazer as Lutas nas ruas e exigir a REDUÇÃO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS.
O Fórum Estadual em Defesa do Transporte público compreende a questão do transporte como um direito de todas as pessoas. A atual tarifa mostra-se abusiva e um obstáculo ao direito de ir e vir da população de Teresina. Porém, sendo uma imensa fonte de lucro aos empresários do SETUT.
A falta de qualidade e planejamento do transporte é sentida todos os dias pelos trabalhadores: os atrasos, a superlotação, o sucateamento dos ônibus e a baixa remuneração aos motoristas e cobradores e demais trabalhadores do setor de transportes.
Além dessas questões, precisamos garantir o PASSE-LIVRE aos ESTUDANTES e DESEMPREGADOS. Em diversas cidades do país isso já acontece, a exemplo de Florianópolis (SC), mas todas essas pautas só foram conquistadas depois de muita luta dos trabalhadores e estudantes. O prefeito Elmano Férrer (PTB) já mostrou que está do lado dos empresários e da nossa superexploração cotidiana. E nós cidadãos o que faremos?
O Fórum Estadual em Defesa do Transporte, que aglutina mais de 20 entidades dos trabalhadores, está realizando pedágios e panfletagens durante toda a semana para convocar a população para ir a Luta.
Além disso, no dia 11 de agosto realizaremos um seminário aberto e gratuito para toda a população de Teresina para aprofundarmos a discussão sobre a exigência do seu direito a um verdadeiro Transporte PÚBLICO, que pertença e atenda as necessidades da nossa vida de trabalhador e não à sede de lucro dos empresários.
Queremos:
• Passe Livre para estudantes e desempregados;
• Realização da Auditoria nas Empresas de transportes coletivos com a participação de representantes de entidades dos movimentos sociais;
• Que o Prefeito Elmano Ferrer cumpra a decisão judicial e diminua o valor da passagem para 1,75.
Nenhum comentário:
Postar um comentário