terça-feira, 9 de agosto de 2011

Fórum em Defesa do Transporte realizará seminário seguido de passeata até a prefeitura

Dia 11, quinta-feira, o Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público realizará um seminário para debater as condições do transporte público em Teresina. O espaço acontecerá a partir das 8h da manhã, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (SINTECT-PI), Av. Campos Sales, Nº 964. Logo após o seminário, seguiremos em passeata até a prefeitura de Teresina.

Preço da passagem é ilegal

Por ação do Ministério Público Estadual (MPE), a justiça determinou que a passagem de ônibus fosse reduzida para R$1,75, devido a irregularidades encontradas na atual planilha de custos, utilizada como parâmetro para estabelecer o valor da tarifa. A justiça declarou essa planilha ilegal, pois não serve de base para calcular o valor real da passagem.

Tanto é que o prefeito de Teresina, Élmano Férrer, foi obrigado a adiar o aumento da passagem e se comprometeu a discutir essa questão somente após a auditoria da planilha de custos. No entanto, o prefeito vem descumprindo o compromisso, pois já anuncia de forma unilateral que haverá um novo aumento, sem discutir com as entidades que compõem o Fórum.

Nossas reivindicações

Além de ilegal, o valor de R$ 1,90 já é muito caro para a maioria dos teresinenses. Portanto exigimos que a prefeitura obedeça a determinação judicial que garante a redução da passagem para 1,75. Mas o Fórum acredita que isso só será possível através da mobilização da população em defesa de um transporte público, de boa qualidade e acessível para todos.

Além disso defendemos: a realização de auditoria nas empresas de transportes coletivos com a participação de representantes de entidades dos movimentos sociais; passe-livre para estudantes e desempregados, sistema de integração, aumento do número de linhas, revitalização das paradas e construção de novas em locais que ainda não possui.

São essas e outras questões que pretendemos discutir no seminário do dia 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário