quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Manifestantes utilizam arte para protestar #contraoaumento

Nesta quinta (12), às 17h, na Praça da Liberdade, o Forum Estadual em Defesa do Transporte Público promove ato cultural com o objetivo reforçar a luta contra o aumento da passagem de ônibus em Teresina. Vários artistas confirmaram a participação voluntária no ato, como forma de apoio às mobilizações estudantis, populares e sindicais contra o aumento e contra a criminalização dos movimentos sociais. A manifestação cultural também exige a anistia de todos os presos políticos desde que se iniciaram as mobilizações.
Antes do ato cultural, haverá concentração de manifestantes na Praça do Fripisa e nova caminhada pelas ruas do centro de Teresina. A atividade cultural vai manifestar a rebeldia da campanha #contraoaumento através da arte. Durante a programação será realizada oficina de stencil, como forma de produzir materiais de agitação e propaganda dos atos, como cartazes, criação de artes para divulgação visual. A organização do ato convoca a todos para levar suas camisas para pintar com arte, suas ideias e criatividade para a Praça do Fripisa.
Depois da oficina, o ato segue para a Prefeitura e logo em seguida para o Palácio Karnak, onde será exigido destes poderes que acabem com atos de repressão e ditadura instaurada na Capital, ao tempo em que será exigida a anistia dos presos políticos.

Para lembrar e honrar os presos políticos que estão sendo acusados de "formação de quadrilha", os ativistas preparam uma grande formação de quadrilha na Av. Frei Serafim com direito a realização simbólica do casamento do Prefeito Elmano Ferrer com o Setut. Para tanto, pedimos que todos indignados tragam suas roupas de quadrilha e sua disposição.

Para finalizar, os manifestantes se concentrarão na Praça da Liberdade por volta das 17h, num Ato Cultural com a participação de artistas que querem declarar seu apoio à luta contra o aumento da passagem. Esta é uma forma que os artistas locais encontram de também contribuir e manifestar seu apoio às manifestações do #contraoaumento. Durante a Ditadura Militar, os artistas se utilizavam da música, da poesia e do teatro como a expressão de vozes silenciadas. Se o Estado recorre aos mesmos métodos de 40 anos atrás, a arte volta em forma de rebeldia.
Durante o ato haverá arrecadação de verbas para ajudar na manutenção da estrutura dos atos e pagar a fiança dos presos políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário