segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Movimento DCE/UESPI Livre repudia atuação do DCE no #contraoaumentoTHE

O movimento estudantil da Universidade Estadual do Piauí, articula-se pela retomada do Diretório para a luta dos estudantes, e organiza um movimento intitulado DCE/UESPI-LIVRE. Em nota o movimento repudia a assinatura do Diretório no ofício enviado à prefeitura de Teresina, exigindo negociação em relação à luta contra o aumento, pois, o DCE jamais se fez presente na mesma, e já não representa politicamente os estudantes após assembléia realizada em 2009. Na nota o movimento também acrescenta o apoio ao Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público, composto por entidades verdadeiramente combativas.

Veja a nota na íntegra:


          Nós, Movimento DCE/UESPI Livre, esclarecemos a toda sociedade que o DCE-UESPI não representa os estudantes desta instituição, pelo mesmo fato não tem legitimidade para falar em nosso nome. Assim, repudiamos o golpe orquestrado entre esta e outras entidades (UNE, UBES, UMES, LVJ, DCE-UFPI, DCE-CEUT, DCE-CET, CCEP, PT, PTdoB) ao solicitar audiência com o Prefeito Elmano Ferrer (PTB) para discutir sobre o aumento das passagens de ônibus de Teresina e o sistema de integração.
          Em nenhum momento esta entidade esteve presente nas lutas #contraoaumentoTHE, então porque o Prefeito diz que irá recebê-la para discutir? Curiosamente, o mesmo Prefeito não responde aos pedidos de audiência protocolados do Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público, este sim, um movimento legítimo que tem construído lutas em defesa do Transporte Público desde o ano passado (2011).

         Há 11 anos o DCE UESPI deixou de ser uma entidade que representa os interesses dos estudantes transformando-se numa empresa expedidora de carteiras. Ao longo dos anos valeu-se de práticas escusas para sua perpetuação como a realização de assembleias gerais fantasmas, eleições e congressos em cidades do interior do Piauí e em colégios de Teresina longínquos dos maiores campis da UESPI, durante o período de férias e sem divulgação dentro da Universidade.
          Em assembleia geral dos Estudantes, legítima, o conjunto dos estudantes deliberou, em 2009 que esta entidade não nos representa. É válido lembrar que historicamente os estudantes da UESPI se organizaram e se organizam contra esta máfia, sobretudo, para garantir que o movimento estudantil na UESPI esteja nas lutas.

          A máfia DCE/UESPI  atua da seguinte forma: Expedem carteiras estudantis a preços abusivos( R$ 20,00), não prestam contas aos associados, sendo que a sede, que funcionava fora da Universidade, aberta poucos dias por semana, em um turno somente, encontra-se atualmente em local desconhecido.
          Como uma entidade que não representa as lutas dos estudantes, poderá dialogar com o Prefeito, quanto ao sistema de transporte coletivo que afeta toda uma população?
Não participam de qualquer forma de luta pelos interesses dos estudantes, não apoiam qualquer iniciativa dos Centros Acadêmicos, quanto menos participaram ou participam da luta pela diminuição da passagem dos ônibus e por uma integração de verdade, logo, não têm respaldo para participar de qualquer reunião marcada pelo Prefeito de Teresina.
          Compreendemos que estas entidades atuam de forma oportunista e planejada, conjuntamente com o Prefeito Elmano Ferrer(PTB) e o Governador Wilson Martins(PSB) pois, trata-se de entidades dirigidas por organizações da base do governista. Desta forma, esta claro que só desejam se autopromover ao tempo em que, minam o movimento em trocas de favores e cargos políticos junto ao governo.

Acreditamos, que só através das lutas conseguiremos as transformações necessários e por fim a todo tipo de opressão desferidas pelos mais ricos, contra os mais pobres. Por isso, apoiamos e estamos nas ruas, contra o aumento abusivo das passagens de ônibus, que aumenta o custo de vida dos trabalhadores e trabalhadoras para garantir mais lucros aos empresários do SETUT (Sindicato dos Empresários de Transporte Urbano de Teresina), maiore financiadores das disputas eleitorais à Prefeitura.

LUTAMOS:

·         Contra o aumento abusivo das passagens de ônibus!

·         Por uma integração que supra as necessidades da população!

·         Pela tarifa única na integração!

·         Por abertura de diálogo entre poder público e quem realmente constrói a luta em defesa do Transporte Público!

Contra máfia DCE/UESPI!

                         MOVIMENTO DCE/UESPI - LIVRE

Um comentário:

  1. Cambada, corja de idiotas, nem ao menos de puseram pra ler o oficio, PSTU (partidinho de ignorantes).observem e comparem.


    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=213139175442297&set=a.213139085442306.49644.100002386496227&type=1&theater

    ResponderExcluir