quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

NOTA DE ESCLARECIENTO SOBRE A REUNIÃO DO DIA 18/01 ENTRE PREFEITURA E ENTIDADES ESTUDANTIS ATRELADAS A ELA.

          O Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público, composto por diversas entidades do movimento sindical, popular e estudantil, além de ativistas independentes de qualquer organização, vem através desta nota esclarecer a reunião de negociação anunciada ontem na mídia entre o prefeito Elmano Férrer (PTB) e possíveis representantes do movimento contra o aumento da tarifa de ônibus.
           Com o intuito de ter nossas reivindicações atendidas pela prefeitura municipal, o Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público realizou diversas passeatas pela cidade, passando inclusive em frente à sede da Prefeitura Municipal de Teresina, exigindo uma resposta do prefeito Elmano Ferrér (PTB). Na manhã do dia 9 de janeiro, um documento foi entregue na prefeitura, exigindo uma audiência pública, contendo todas as reivindicações propostas pelo Fórum.
           A prefeitura estranhamente ignorou nossa solicitação, e três dias depois marcou uma reunião a portas fechadas apenas com representantes de algumas entidades estudantis. Participaram do encontro estudantes da UNE, UBES, DCE/UFPI, DCE/IFPI, DCE/FSA, DCE/CEUT, DCE/CET, UMES, UMEST, CCEP, LVJ e UJS.
           As entidades convocadas para a reunião foram escolhidas a dedo. Todas elas estão sob a direção do PCdoB e/ou PT, partidos próximos da administração do prefeito Elmano Férrer (PTB). Algumas dessas organizações nem se quer estiveram presentes nas ruas, em nenhum dia de manifestação, desde que foi decretado pela segunda vez o aumento da tarifa de ônibus para R$ 2,10. Sendo assim, essas entidades não têm representatividade, legitimidade, nem base para falar em nome de todo o movimento. Colocam-se, por tanto, em papel que não lhes foi conferido pelo povo em luta, estes sim, legítimos representantes da causa e únicos a poderem decidir os rumos de quaisquer negociações.
           Na verdade, a reunião realizada na manhã do dia 18 de janeiro, trata-se de uma negociação de setores que compõem a cúpula do governo, com o objetivo de enfraquecer o movimento e arrefecer as lutas. O acordo fechado entre o prefeito e essas entidades não representa nenhum avanço em quaisquer dos pontos de reivindicação do movimento. O prefeito apenas anunciou a antecipação do prazo de algumas promessas e mais nada.
           Sendo assim o Fórum ainda exige que o prefeito Elmano Férrer responda os documentos encaminhados nos dias 9 e 18 de janeiro, solicitando uma audiência pública e apresentado nossas pautas de reivindicação. Também repudiamos a ação das entidades que negociam em gabinetes nas costas de milhares de estudantes e trabalhadores/as que lutam nas ruas desde junho do ano passado contra o aumento abusivo do preço da passagem e por um transporte público de qualidade.
           Continuaremos ocupando as ruas da cidade de Teresina, até que nossas reivindicações sejam atendidas, pois as verdadeiras transformações apenas serão possíveis através da nossa luta. Por isso, nossas mobilizações continuam e o Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público chama todos(as) a resistirem junto conosco.

Nossas pautas de reivindicação:

  •   Imediata redução da tarifa para R$ 1,75 (Conforme posicionamento do
Ministério Público Estadual);
  •   Municipalização do Transporte Publico;
  •   Integração temporal ilimitada em 100% das linhas, já!;
  •   Passe livre para estudantes e desempregados;
  •   Anistia para os presos políticos com arquivamento de todos os processos.

2 comentários:

  1. ‎"Passe livre para estudantes e desempregados"
    Vamos colocar o pé no chão galerinha. Um passo de cada vez é melhor que tropeçar. Tenho certeza que a maioria da população que participou das manifestações ficou satisfeita com o fim da segunda taxa e expansão das linhas. Já é um avanço no sistema de transporte da nossa cidade e principalmente uma boa economia para os mais pobres que moram nos bairros mais afastados do centro, os quais chegavam a pagar até 8 passagens por dia.

    ResponderExcluir
  2. a antecipação dos prazos é uma coisa a ser recebida bem,pelo menos podemos esperar por algo.porem essa reunião feita pelo prefeito deixou mto a desejar pelo menos para mim,uma reunião com duração de 13 hrs feita a portas fechadas?!em que os representantes do movimento contra o aumento eram aqueles que não colocaram a cara a tapa na rua?!duvidoso,sou a favor da audiencia publica já!

    ResponderExcluir