quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Nota do Forum Estadual em Defesa do Transporte Público sobre as agressões na Av. Frei Serafim, nesta quinta-feira (05).

_____
As entidades dos movimentos sindical, popular e estudantil que compõem o FÓRUM ESTADUAL EM DEFESA DO TRANSPORTE PÚBLICO, responsabilizam o Governador Wilson Martins (PSB) e o Prefeito Elmano Férrrer (PTB) pelas agressões e prisões de adolescentes e jovens brutalmente espancados num cenário de guerra em que se transformou a Avenida Frei Serafim nesta quarta-feira, dia 05 de janeiro de 2012.

O Prefeito vem se recusando a negociar com o Fórum acerca da redução do preço das passagens de ônibus, da municipalização do transporte público, do passe livre para estudantes e desempregados e da implantação de uma integração de verdade, que atenda aos interesses da população teresinense.

No último dia 03 de janeiro, nos dirigimos pela segunda vez em passeata até a Prefeitura, mas não fomos recebidos. Em vez de negociar, enquanto voltávamos da Prefeitura e fazíamos uma caminhada pacífica pela Avenida Frei Serafim, fomos recebidos à bala, socos e pontapés contra adolescentes e jovens pela Polícia Militar, cujo comandante maior é o Governador do estado.

Consideramos que esta demonstração de truculência do aparelho repressivo do Estado provocou a indignação dos estudantes e a exacerbação de atitudes espontâneas que ocorrem de forma colateral no movimento organizado que, desde o ano passado, defende milhares de usuários do transporte urbano da exploração capitalista desmesurada de meia dúzia de empresários, que lucram com o suor da classe trabalhadora e financiam campanhas de políticos que garantem a perpetuação desta situação há mais de 20 anos no município de Teresina.

Repudiamos as atitudes dos chefes do executivo nas esferas municipal e estadual, que não tem autoridade moral para impedir nossas manifestações pacíficas e nem de criticar qualquer ato, classificando-o como violento, na medida em que desrespeita o direito à livre manifestação, previsto na Constituição Federal e no estado democrático de direito tão “arrotado” pela classe burguesa, detentora do poder.

A assessoria jurídica do Fórum Estadual em Defesa do Transporte Pública continuará a serviço da luta pelos interesses da população teresinense, libertando a todos(as) os(as) ativistas que estão sendo vítimas da arbitrariedade, intolerância e prepotência de policiais orientados para reprimir violentamente jovens que lutam pelos seus direitos. Além disso, processaremos aos governantes de plantão, responsáveis por esta situação caótica provocada pelos defensores dos lucros dos empresários do SETUT, que utilizou ilegalmente milícias privadas para agredir e prender manifestantes.

Insistimos na necessidade da redução imediata do preço das passagens e na abertura de negociações a respeito de todos os pontos da pauta de negociações apresentada aqui pelo Fórum, de maneira a evitar que uma tragédia venha a acontecer.

Continuaremos com as nossas manifestações, por entendermos que são legítimas e contam com o amplo apoio da população explorada, apesar da tentativa desonesta de parte da imprensa que tenta desqualificar nosso movimento.

- MÃOS AO ALTO! R$ 2,10 É UM ASSALTO! REDUÇÃO DA TARIFA, JÁ! 

- MUNICIPALIZAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO! PASSE LIVRE PARA ESTUDANTES E DESEMPREGADOS!

- CHEGA DE ENGANAÇÃO! TARIFA ÚNICA E VERDADEIRA INTEGRAÇÃO!

- ABAIXO À REPRESSÃO E À TRUCULÊNCIA POLICIAL, CAPITANEADAS PELO GOV. WILSON MARTINS (PSB) E PROVOCADAS PELO PREFEITO ELMANO FÉRRER (PTB)! 

FORUM ESTADUAL EM DEFESA DO TRANSPORTE PÚBLICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário