quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Manifesto de artistas, poetas e intelectuais em apoio à luta contra o aumento da passagem de ônibus em Teresina

Manifesto de artistas, poetas e intelectuais em apoio à luta
contra o aumento da passagem de ônibus em Teresina

A liberdade de organização e manifestação é um direito democrático conquistado a duras penas pelo conjunto dos movimentos sociais no País, ao longo das últimas décadas. Neste momento, no entanto, é com total indignação e repúdio que acompanhamos imagens de repressão policial violenta e criminalização ao movimento dos que lutam contra o aumento da passagem de ônibus em Teresina.
A luta contra o aumento da passagem é uma pauta justa e legítima dos estudantes e trabalhadores teresinenses, assim como a garantia de uma integração do sistema de transporte de qualidade, sem a cobrança de uma segunda tarifa. Desde o dia 2 de janeiro, foram diversos atos nas ruas de Teresina, para tentar sensibilizar a Prefeitura de Teresina pela abertura de um canal de diálogo em torno das reivindicações do movimento. Em grande parte dos protestos, a Polícia utilizou-se de injustificável violência e prisões arbitrárias para dispersar manifestantes e tentar desmobilizar a luta contra o aumento. A manifestação pacífica e ordeira, brutalmente reprimida no final da tarde do dia 10 de janeiro, por exemplo, resultou em 16 prisões e graves violações aos Direitos Humanos.
Nós, artistas, poetas, escritores, professores, intelectuais manifestamos nosso irrestrito apoio à luta contra o aumento da passagem de ônibus em Teresina, e nos solidarizamos com aqueles que sofreram atos de violência e prisões. Exigimos a libertação imediata dos que foram presos e que nenhum processo seja movido contra eles. Exigimos que o Governo do Estado dê fim à repressão policial e puna, com o devido rigor, os comandantes e executores de atos de truculência policial que já ganham o mundo, através das mídias sociais. Exigimos ainda a abertura de diálogo por parte da Prefeitura Municipal de Teresina, para que as pautas dos movimentos sociais sejam debatidas com a devida sensibilidade e atenção.


Banda Cochá
Rômula Maia de Alencar - Jornalista e Blogueiro
Orlando Berti - Pesquisador e comunicólogo
Gomes Brasil - Músico 
Marcos Medeiros Foice - Músico


Assine você também:

Um comentário:

  1. Parabenizo, primeiro, o movimento organizado contra o aumento da passagem de ônibus e da falsa integração; segundo, os artista, poetas e intelectuais subscritores desse manifesto. A livre manifestação deve ser entendida como mais um mecanismo de liberdade nas sociedades democráticas. Entretanto, a partir do momento que a sociedade clama por esse direito, compreendo que estamos, cada vez mais, nos afastando do ideal democrático. LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DE MANIFESTAÇÃO JÁ!!

    http://viagemnorock.blogspot.com

    ResponderExcluir