quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Nota de apoio CSP-Conlutas

NOTA DO MOVIMENTO SINDICAL E POPULAR DO PIAUÍ CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS EM TERESINA E A REPRESSÃO ÀS MANIFESTAÇÕES POPULARES.



A população teresinense tomou as ruas da nossa capital no mês de setembro/2011 e promoveu a chamada “semana dos indignados”. Foram momentos em que estudantes, trabalhadores e a população em geral colocaram para as autoridades políticas e os empresários a sua indignação perante o sistema de transporte em nossa capital e, nas ruas, derrubaram o aumento que o prefeito Elmano (PTB) e o SETUT tentaram implementar nos preços das passagens dos ônibus coletivos.
Assim, com a força popular, o prefeito Elmano Ferrer e os empresários de transporte coletivo, que procuram somente lucrar com a concessão pública do transporte coletivo em Teresina, sem oferecer nenhuma comodidade ao usuário desse meio de transporte, foram obrigados a recuar em suas ânsias de enganar e lucrar com o aumento de R$ 2, 10 nas passagens, naquela época.
Para tentar enganar a população, no começo do ano de 2012, a prefeitura e os empresários dos transportes coletivos novamente vem tentando impor à população um aumento nas passagens e uma falsa integração das linhas de ônibus, onde há a cobrança de uma segunda passagem (metade do preço), sem atender todas as regiões da cidade.
Diante desse aumento absurdo na tarifa de ônibus em Teresina e dessa farsa da integração, o movimento estudantil, aliado ao movimento sindical, voltou às ruas e às principais avenidas da capital no sentido de mais uma vez derrubarem esse aumento absurdo e de denunciarem essa política de integração, que de integração não tem nada.
Agora, governos estadual e municipal, polícia militar e a imprensa, buscam criminalizar os justos e democráticos atos e manifestações dos estudantes, prendendo e reprimindo os manifestantes nas ruas de Teresina. As entidades sindicais e populares, abaixo-assinados, se solidarizam com os estudantes que foram agredidos pela Tropa de Choque da PM e por uma milícia contratada pelos empresários, ligada a empresa de segurança CET – SEG e repudia toda e qualquer forma de violência e repressão junto a esses estudantes e suas justas manifestações.
Não podemos aceitar essa enganação da prefeitura de Teresina, que se alia ao SETUT, no sentido de “maquiar” a proposta de integração para continuar com o mesmo sistema de transporte que vem oferecendo à população. E, nem tampouco, podemos concordar com a política dos governos e dos poderes constituídos do Estado em quererem criminalizar os movimentos sociais pelas suas justas reivindicações.
Dessa forma, chamamos todas as entidades organizadas da sociedade teresinense a junto conosco repudiarem essa política e, ao mesmo tempo, se solidarizarem com as reivindicações do Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público e às manifestações dos estudantes em nossa capital.
Todo apoio à luta contra o aumento!
Integração de verdade de todas as linhas de ônibus: sem aumento e com apenas uma tarifa!
Contra a criminalização e as repressões aos movimentos sociais!
Revogação do aumento das passagens em Teresina e pelo Passe-Livre aos Estudantes!
CSP-Conlutas – ADCESP – SINDCEFET – SINPEPI – SINDSJUS-PI – SINDSERM-THE – SINTECT/PI – MNOB – OPOSIÇÃO EDUCAÇÃO COM LUTAS – SINDIFAZ- ANEL – Oposição Gráficos – Oposição Rodoviários/PI – Oposição SINTUFPI – Movimento Mulheres em Luta – SINSPEN (FLORIANO) – SINDSERM COCAL DE TELHA
DIA 12 DE JANEIRO/2012
ATO DOS INDIGNADOS
PRAÇA DO FRIPISA, CENTRO DE TERESINA, 11h

Nenhum comentário:

Postar um comentário